PIICIE De Boticas Assinalou O Dia Mundial Da Criança Com Atividades Pedagógicas

De forma a assinalar o Dia Mundial da Criança, que se comemora anualmente em Portugal a 1 de junho, a equipa de enriquecimento curricular do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) de Boticas desenvolveu a “Oficina dos Doces”, ação direcionada para as crianças do Ensino Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro.

A realização desta iniciativa, onde foi explicado aos mais pequenos uma forma saudável de fazer gomas e pipocas, além de proporcionar um momento de aprendizagem e diversão às crianças, permitiu também promover hábitos de alimentação saudáveis, nomeadamente através do controlo da ingestão de açúcar e de corantes e conservantes artificiais, bem como mostrar como é possível fazer ciência na cozinha.

Por sua vez, a equipa multidisciplinar do PIICIE de Boticas, em parceria com a EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza, desenvolveu dinâmicas de grupo com os alunos do 1º ciclo do Agrupamento Escolar.

As atividades decorreram na Sala do Futuro e foram divididas em sete sessões de 60 minutos, de forma a abranger todas as turmas.

As crianças visualizaram um vídeo interpretado pelo autor Filipe Gaspar, que fez uma leitura teatralizada da história infantil “Maria Liberdade”, uma obra que tem como premissa consciencializar a sociedade em geral para a necessidade de se erradicar a pobreza, as desigualdades, as injustiças, as discriminações e as exclusões sociais.

No final, o Município de Boticas ofereceu a cada aluno do 1º ciclo um exemplar do livro “Maria Liberdade”, escrito por Filipe Gaspar e ilustrado po Rita do Lago.