Momentos De Família

As atividades/jogos lúdicos são de extrema importância para o desenvolvimento psicológico e social da criança, pois quanto mais a criança brinca mais se desenvolve a nível dos mais variados aspetos, desde o efetivo, o emocional, o motor e o cognitivo.  Deste modo, os jogos lúdicos estimulam as crianças cognitivamente, preparam para o desempenho de papeis sociais, ajudam a vivenciar as emoções e para a compreensão do funcionamento do mundo.

Os momentos em família, para além de serem uma boa forma de refletir, fazer planos, conviver e resolver pequenos problemas, são também momentos em que se pode realizar atividades/jogos lúdicos e divertir-se em conjunto. Existem várias atividades que a família pode fazer para se divertir sem sair do seu lar, o seguinte jogo é um excelente exemplo!

Regras do jogo:

  • Cada jogador lança uma vez o dado para ver quem começa, sendo que começa aquele que tirar o maior número representado no dado, e assim sucessivamente.
  • Quando lançado o dado, o número representado da face superior, indica a casa em que o jogador se deve posicionar e responder ao que é sugerido num período de 1 minuto. Se o jogador acertar na resposta, mantém-se na mesma casa. Caso contrário recua três casas.
  • Ganha o jogador que chegar primeiro à casa Meta!