Hoje é o Dia Mundial do Beijo!

“Beijo” – um gesto simples que pode ter diferentes significados, seja como forma de expressar amor, amizade, gratidão, proximidade social, pode servir de conforto, demonstrar respeito ou ser apenas um ritual social!

O Dia Mundial do Beijo celebra-se anualmente a 13 de abril. Não se sabe bem como este dia surgiu, mas segundo uma lenda italiana, havia um jovem chamado Enrique Porchelo, que era conhecido por ter beijado todas as mulheres da vila. Cansado de tantos rumores, o padre da pequena vila ofereceu um prémio em moedas de ouro para a mulher que nunca tinha sido beijada pelo jovem italiano. Ninguém apareceu para reclamar o prémio e, de acordo com a lenda, o tesouro permanece, desde o dia 13 de abril de 1982, escondido em algum lugar da Itália.

Mas, em tempos de pandemia, em que devemos manter o distanciamento, não podemos abrir mão das orientações das autoridades de saúde. Portanto, nada de beijos! Temos é que ser criativos e substituir o beijo pelo emoji, pela carta, pelo e-mail, pelo vídeo, pelo tik-tok, pela força das palavras ou por qualquer outro gesto de amizade e amor!

Mas porque será que as pessoas se beijam? Haverá uma explicação científica?

Os cientistas afirmam que beijar é algo muito mais complexo do que se possa imaginar! Surge assim, a ciência que estuda o beijo: Filematologia.

De acordo com esta, o organismo apresenta alterações expressivas quando ocorre a troca de um beijo, pois provoca o apuramento dos sentidos, a movimentação de diversos músculos, o aumento da frequência cardíaca e respiratória, diminui o stress e atua na libertação de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria, entre muitos outros fatores!  

De certeza que, quando toda esta situação passar, todos nós teremos alguns beijos para colocar em dia!