A parentalidade é um trabalho árduo e contínuo para o qual se contribui todos os dias com grandes e pequenos gestos. Comunicar eficazmente, saber escutar e conversar é essencial para uma ligação saudável entre pais e filhos. Sabemos que nenhuma relação está isenta de conflitos, muito menos as relações familiares.
Deixamos aqui algumas estratégias a considerar para manter o canal de comunicação aberto, privilegiando o respeito mútuo e a confiança para o diálogo:
- Nos momentos em que o seu filho está a partilhar uma preocupação ou uma ideia consigo, pare o que está a fazer e dedique-lhe a sua atenção completa.
- Manifeste o seu interesse sobre o que o seu filho lhe diz sem ser intrusiva.
- Esteja aberta para ouvir o ponto de vista do seu filho mesmo que tenha dificuldade em concordar ou quando lhe custa ouvir as suas críticas e opiniões.
- Reformule o que ouviu para se certificar que compreendeu o que o seu filho lhe quer realmente dizer e assim evitar equívocos e mal entendidos.
- Quando discordar ou em situação de conflito, mantenha a calma e não se coloque na defensiva. Se o fizer, o seu filho vai perceber essa atitude e reagir da mesma forma.
- Expresse a sua opinião de forma clara e inequívoca. Desde que haja respeito pela opinião de cada um e um diálogo franco e aberto, não há motivo para não mostrar discordância.
- Quando conversa com o seu filho, concentre-se nos sentimentos da criança e não nos seus. Só assim poderá compreender os motivos e ser verdadeiramente empática.
As crianças aprendem por imitação. Na maioria das vezes, vão seguir o exemplo dos pais na forma como estes lidam com sentimentos como raiva ou frustração, no modo como enfrentam e resolvem os problemas e nas estratégias que utilizam para lidar com sentimentos difíceis. Tente dar o melhor exemplo possível para que o seu filho desenvolva uma comunicação eficaz.
Terminamos, assim, com um vídeo da psicóloga Rute Agulhas sobre como praticar a escuta ativa.
Boa semana e não se esqueçam que a coisa mais importante na comunicação é ouvir o que não está a ser dito!