Escolhas Vocacionais – Como descobrir o que gosto de fazer?

A adolescência é a etapa da vida por excelência da transformação. Nesta fase de mudanças (físicas, cognitivas, emocionais e sociais) o adolescente depara-se com uma série de escolhas que definirão o seu futuro, dentro delas, a escolha vocacional.

Nesta escolha, o adolescente não opta só pelo percurso formativo ou por uma atividade de trabalho, mas também por um estilo de vida, rotina e ambiente, ou seja, decide não só o que quer fazer, mas o que quer ser. Assim, é natural que nesta fase surjam dúvidas, conflitos e ansiedade.

Os momentos de decisão académica mais importantes surgem no final do 9º ano de escolaridade, quando o jovem tem de escolher a sua via de continuação de estudos (Ciências e Tecnologias, Ciências Socioeconómicas, Línguas e Humanidade ou Artes Visuais) ou via profissional.

Torna-se crucial que este processo de tomada de decisão seja consolidado com informações sobre as aptidões e interesses pessoais, as opções disponibilizadas pelas instituições de ensino e formação e as vantagens e desvantagens que cada percurso acarreta.

Importa referir que este processo não é estanque, ou seja, ao escolher determinada área de estudos no 9º ano, todo o percurso que o jovem fizer até à entrada no mundo profissional irá consolidar essa primeira escolha ou mudá-la. Não há um caminho certo e único e é sempre possível reformulá-lo.

De forma a ajudar-te neste processo de tomada de decisão deixamos-te um vídeo com algumas dicas 🙂