Ensino à distância em movimento

O Ensino À Distância é, na maioria das vezes, não só mentalmente mas também fisicamente agressivo. Se a postura sentada parece, à partida, menos exigente, a verdade é que se traduz numa sobrecarga para o corpo: ao fim de 7 horas de aulas , e tendo feito as pausas para comer, o volume das pernas de alguém que esteve sentado à secretária aumentou entre 5% a 7%.

É a permanência por longos períodos de tempo numa mesma postura ou a repetição sistemática de movimentos que acaba por prejudicar o organismo. Cientes disto, vimos hoje falar-te de um conceito que te pode ajudar: A ginástica laboral. Esta consiste em exercícios – sobretudo alongamentos, movimentos de correção postural ou exercícios respiratórios – feitos durante o horário de aulas. Pode ter uma natureza preparatória, sendo feita antes ou durante as primeiras horas de aulas, com o propósito de aumentar a circulação sanguínea e aumentar a viscosidade de tendões e articulações. Mas pode também ser compensatória, sendo feita a meio do dia de trabalho e funcionando como uma pausa ativa recorrendo a exercícios de relaxamento com o objetivo de diminuir a fadiga muscular, ou ainda de relaxamento, já depois de terminada a jornada.

Faz tu mesmo!

Existem exercícios que, realizados ao longo do dia, melhoram o bem-estar corporal e ajudam a prevenir lesões. Explicamos-te quais são:

Pequenas caminhadas: Aproveita as pausas entre aulas para caminhar um pouco, nem que seja só para ir ao WC.

Alongamentos de coluna: É quase como quem se espreguiça. Deves alongar a coluna esticando os braços na vertical, apoiando-os na cabeça um pouco atrás das orelhas e entrelaçando os dedos. Deves permanecer nesta posição por 30 segundos.

Rotação dos pulsos, tornozelos e ombros: Especialmente importante para quem trabalha à secretária, este exercício consiste na rotação, a cada duas horas, dos pulsos, tornozelos ou ombros. Deve ser feito várias vezes ao dia, alternando a zona corporal.

Alongamento do pescoço: Pelo menos uma vez por dia, roda o pescoço de um lado para o outro e para a frente e para trás.

Alongamento das pernas: Sentado na cadeira, eleva os pés de modo a que as pernas fiquem paralelas ao chão. Repete, durante um minuto, duas a três vezes por dia.

Boa postura à secretária

É muito importante manter uma boa postura – não te apercebes, mas com o passar do tempo as posições erradas podem trazer consequências graves. Deves então:

– Direcionar a cabeça ligeiramente para baixo e mantê-la virada para a frente;

– Sentar-se com os ombros relaxados e costas direitas ou inclinadas ligeiramente para trás, encostadas à cadeira;

– Manter os joelhos ao mesmo nível – ou ligeiramente abaixo – das ancas;

– Manter os cotovelos junto ao corpo, num ângulo de 90 graus e à mesma altura do teclado do computador ou dos teus cadernos;

– Colocar o rato mesmo ao lado do computador (se for o caso);

– Ter espaço debaixo da secretária para movimentar as pernas;

– Manter a intensidade da luz emitida pelo ecrã semelhante à da luz ambiente.

Temos a certeza que não te damos uma novidade assim tão grande. No entanto desafiamos-te a por tudo o que leste em prática, sempre SEM INTERFERIR NO NORMAL DECORRER DA AULA!

Deixamos-te alguns exemplos de exercícios que podes fazer.

És capaz? Partilhas connosco a tua zona de estudo?