Dia Internacional do Estudante

O Dia Internacional dos Estudantes ocorre a 17 de novembro.

Este dia é celebrado nesta data pois, foi precisamente a 17 de novembro de 1939, que, na antiga Checoslováquia, as forças nazis fecharam as universidades do país, atacando a sede da Federação Central de Estudantes Checoslovacos, matando dirigentes e levando centenas de estudantes para campos de concentração. O termo estudante aplica-se a qualquer pessoa que se dedica a aprender e a praticar habilidades, tanto numa disciplina, ciência ou arte. Os estudantes de todo o mundo, que são o futuro, estão todos de parabéns neste dia!

Deixamos-te uma atividade que podes fazer em casa, com as tuas própria mãos e com materiais que tenhas. Aqui fica a sugestão de um copinho para colocares os teus lápis, canetas e o material que mais gostares para estar sempre tudo organizado.

Para isso vais precisar de:

  • Tubos de papel higiénico;
  • Uma base de cartão;
  • Cola para papel;
  • Marcadores ou tintas;
  • Fios e fitas.

Em primeiro lugar pegas num bocado de cartão que tenhas por casa, pode ser das caixas de cereais ou de caixas de eletrodomésticos e recortas um quadrado um pouco maior que a base do tubo de papel higiénico para ser a nossa base do copo.

De seguida pegas num tubo de cola e na base do rolo do papel e colas no centro da base que recortaste. Deixas a cola secar e verificas se ficou fixo se não reforças com mais cola. Podes também juntar 3 ou 4 tubos e colá-los todos na mesma base juntos, de modo a obteres um conjunto de copos onde caibam mais materiais.

Por fim decoras da forma que gostares mais. Podes pintar com tintas guache e um pincel, decorar com linhas e fitas a toda à volta. Usa a tua imaginação e terás um copo de lápis único e feito por ti. Deixamos-te aqui algumas sugestões para tirares ideias.