Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

Hoje, dia 11 de fevereiro, celebra-se “O Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência” que tem como objetivo promover a igualdade de género no acesso à Ciência.

Em Portugal, apesar dos grandes avanços em matéria de igualdade entre mulheres e homens, os indicadores refletem um maior número de rapazes em áreas de estudos das Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática do que raparigas. Embora esta assimetria seja menos acentuada do que noutros países e, por exemplo, as portuguesas representem mais de metade das pessoas formadas em Ciências, Matemática e Informática, já nas Engenharias, Indústrias Transformadoras e Construção, elas são ainda apenas 33%.

Desta forma, é preciso incentivar raparigas e mulheres, a experimentar todas as possibilidades que a realidade oferece e, assim, poder fazer as suas escolhas de forma livre e informada, pois a ciência e a igualdade de género são vitais para o desenvolvimento sustentável das sociedades.

E para acabar com a ideia de que há profissões para homens e profissões para mulheres, vê o seguinte vídeo “Engenheiras por um Dia”, promovido pelo Governo.