Dia da sobrecarga da terra

A cada ano, o Dia da Sobrecarga da Terra marca a data em que a humanidade usou todos os recursos naturais que o planeta pode renovar durante o ano inteiro. De acordo com os cálculos da organização internacional “Global Footprint Network”, os recursos naturais para 2020 estão esgotados. É o caso das florestas, devido à desflorestação; da pesca, como resultado da pesca excessiva; dos alimentos , devido ao desperdício alimentar e à agricultura nociva; e do ar, consequência das emissões de carbono, entre outros. Assim, a partir de dia 22 de agosto, a humanidade já está a utilizar os recursos naturais da Terra destinados a 2021. No entanto, este ano, assistimos a um acontecimento inédito: o planeta entrou em défice ecológico quase um mês mais tarde do que no ano passado (29 de julho), como resultado do confinamento provocado pelo coronavírus em todo o mundo.

Sabias que, se o consumo de toda a população mundial fosse idêntico ao da população portuguesa, este dia não teria chegado em agosto, mas sim a 25 de maio?

Este panorama deve ser um alerta para todos de forma a que, individual e coletivamente, nos faça ter consciência de que é importante fazer algumas mudanças nas nossas práticas do dia a dia. A poluição, a emissão de gases tóxicos, as más práticas ambientais, entre outras situações são demasiado nocivas para o nosso planeta . Viver dentro das possibilidades do nosso planeta está nas nossas mãos e é nosso dever pôr já mãos à obra para garantir um futuro melhor para todos!

Fonte: ONU Portugal