Dia da Floresta Autóctone Assinalado em Boticas

O Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade recebeu, na passada segunda-feira, dia 25 de novembro, uma ação de sensibilização no âmbito do Dia da Floresta Autóctone, que se celebra anualmente a 23 deste mês.

A iniciativa, organizada pelo Município de Boticas, através do Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), permitiu sensibilizar os alunos do 6º e 7º anos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro para a importância da preservação das florestas e das espécies autóctones.

As crianças assistiram a uma pequena palestra sobre as boas práticas florestais desenvolvidas pelo Gabinete Técnico Florestal da autarquia e ficaram a conhecer a missão das equipas de sapadores no que diz respeito à proteção das florestas.

Além da componente teórica, os alunos puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos, mediante a realização de um jogo didático sobre espécies originárias da região e quais as suas funções a nível económico, social e ambiental.

A ação terminou com as crianças a “meteram as mãos na massa” e confecionaram pão de bolota, matéria-prima proveniente das florestas do Concelho. Após a cozedura puderam ainda degustar o resultado final.

Fonte: CM-Boticas