Curriculum Vitae de Estudante

Sabes o que é um CV? É uma abreviação para as palavras latinas ‘curriculum vitae’, que significam “curso de vida”. Um CV fornece um resumo e uma boa visão geral da vida de alguém. O teu CV inclui a tua formação e qualificações, aptidões e qualidades importantes. Através do CV, o teu potencial empregador poderá obter uma boa imagem das tuas aptidões, e conhecimentos de forma rápida, avaliando assim se te adequas ou não para a vaga e, consequentemente, oferecer-te uma entrevista de emprego.

Como qualquer finalista te dirá, uma vez que deixes a escola, encontrarás um mercado de trabalho competitivo. É por isso que é tão importante fazer um grande esforço na construção de um curriculum vitae. Quer estejas à procura de um emprego a tempo parcial enquanto estudas, ou queiras conseguir o teu primeiro emprego, tornar o teu curriculum vitae apresentável e fácil de ler é essencial. Continua a ler para saberes como podes produzir o curriculum vitae perfeito.

Em que difere um curriculum vitae de estudante de outro curriculum vitae?

Essencialmente, um curriculum vitae de estudante não difere muito de um curriculum vitae profissional. A grande diferença, em geral, é que não terás tanta experiência como alguém que está no mercado de trabalho há muitos anos. A pouca experiência profissional é, geralmente, um inconveniente, mas os empregadores compreendem que é pouco provável que os estudantes tenham todas as competências de que necessitam . Assim sendo, o curriculum vitae de um estudante terá de reforçar os teus atributos positivos, em vez de destacar a tua experiência de trabalho.

Como começar a escrever um curriculum vitae de estudante?

Vê um exemplo de um currículo de estudante e trabalha a partir dele. Existem muitos modelos a escolher que te irão ajudar a começar. Utilizar o modelo de outra pessoa pode ser uma grande ajuda e é, certamente, melhor do que olhares para uma folha de papel em branco. Dá enfase ao teu percurso académico colocando as disciplinas e a tua média final.

O que deves colocar no teu curriculum vitae?

  • Dados Pessoais

Começa com o teu nome e dados de contacto antes de avançares para o teu perfil pessoal e as tuas qualificações educacionais. Coloca o teu grau académico mais recente primeiro. Se for relevante para o emprego ao qual te estás a candidatar, inclui detalhes sobre o teu curso, como competências específicas que possas ter ganho, projetos que integraste ou outros papéis e conquistas específicos.

  • Atividades extracurriculares

Pertenceste a algum clube académico, associação de estudantes ou escreveste para um jornal estudantil? Excelente! Estas atividades podem demonstrar tanto competências como empenho.

  • Boas notas

Alcançaste notas acima da média? Isto poderia realmente dar-te uma vantagem sobre outros candidatos licenciados/estudantes. A chave aqui é a apresentação! Talvez queiras concentrar-te nas disciplinas mais relevantes para o setor de trabalho em vez de toda a tua lista de notas.

Como podes fazer com que o teu curriculum vitae de estudante se destaque?

A chave é adaptares o teu curriculum vitae à descrição do teu emprego. Na descrição do emprego, os empregadores dão muitas pistas sobre o que procuram num candidato. Utiliza esta informação para teu melhor proveito! Certifica-te de que, ao fazerem a análise através do teu curriculum vitae, as competências necessárias podem ser facilmente encontradas.