Após o término do ano letivo e a conclusão do trajeto do estudo em casa, chegaram as merecidas Férias de Verão. No entanto, surge a grande dúvida dos pais, como ocupar o tempo livre dos filhos, proporcionar um período de diversão e criar momentos de qualidade em família? Este ano, estas incertezas e receios aumentaram, pois se fazer férias com crianças e adolescentes implica cuidados acrescidos por parte de quem os acompanha, em tempo de Covid-19, esses cuidados são intensificados. Porém, existem variadíssimos programas/atividades que as crianças e adolescentes podem realizar ao longo destas férias. Deste modo, sugere-se uma pequena lista de atividades pedagógicas, lúdicas e culturais, que permitem não só a diversão da família, mas também o desenvolvimento de capacidades e crescimento das crianças:
- Aproveitar a natureza fazendo caminhadas, passeios de bicicleta e piqueniques;
- Fazer trabalhos manuais, pintura, desenho, plasticinas;
- Criar momentos com música e dança;
- Utilizar jogos pedagógicos como a utilização de cartas ou monopólio;
- Visitarem museus, bibliotecas entre outros espaços culturais, online ou presencialmente com todos os cuidados necessários.
A planificação das atividades a realizar no tempo de férias, deverá implicar a participação das crianças, de modo a envolvê-las na tomada de decisão e assim transmitir a mensagem de que as suas sugestões são ouvidas mesmo quando seja impossível a sua concretização.
Contudo, o mais importante nestas férias é aproveitar ao máximo o convívio em família.
Todavia, sugiro a leitura do Documento de Apoio “Plano 2+1 para as férias de verão”, publicado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), que vai ajudar a planificar e organizar as férias de forma mais segura.
Aceda aqui: