Chegámos ao inverno!

O Solstício de Inverno ocorre hoje, dia 21 de dezembro de 2020 às 10h02min, marcando o início da estação no hemisfério norte (a mais fria apesar da Terra vir a estar o mais perto do sol a 2 de janeiro). O sol neste dia de solstício estará o mais baixo possível no céu em Lisboa e aquando da sua passagem meridiana atingirá a altura mínima de 28° .

A duração do dia no Solstício de Inverno é a mais curta. A 21 de dezembro de 2020 o disco solar nascerá às 07:51:19 horas e pôr-se-á às 17:18:23 horas em Lisboa, assim a duração do dia será de 09:27:04 horas

Mas este ano o Inverno inicia de forma muito especial. É que os dois maiores planetas do nosso sistema solar, Júpiter e Saturno, estão a aproximar-se como já não se via desde a Idade Média – é o fenómeno conhecido como “Estrela de Natal”. Mesmo não se tratando de uma estrela real, os dois planetas estarão tão próximos que formarão um brilho conjunto. Na noite desta segunda-feira, noite do solstício de inverno, Júpiter e Saturno irão aparecer alinhados tão próximos que parecerão um planeta duplo – algo que os astrónomos chamam de “conjunção”. A última vez que este fenómeno aconteceu foi no ano  1226, a 4 de março!

Até ao dia 25 de dezembro, os dois planetas irão ficar cada vez mais próximos – e isso pode ser visível todos os dias cerca de uma hora depois do por do sol.

Será que conseguiremos ver de nossas casas?

O ideal seria usar um telescópio, mas “a olho nu”, numa zona com muito pouca iluminação e numa noite com boas condições meteorológicas, vai ser possível ver os dois planetas tão juntos que vai parecer apenas um”.

Também uns binóculos, que “até podem ser daqueles de brincar”, podem ajudar.

Partilhas connosco a experiência?