A Culinária Unida à Ciência – “Bolo de Chocolate”

Aprende em 3 passos como é que um lanche se pode tornar numa verdadeira experiência científica.

  • Primeiro: convida a mãe/pai ou irmã(ão) para lanchar;
  • Segundo: segue a receita do “Bolo de Chocolate” que colocamos no post anterior;
  • Terceiro: Quando te perguntarem por uma experiência científica, fala deste fantástico “Bolo de Chocolate” e explica tudo tim-tim por tim-tim. Vai ser um sucesso garantido!

Um bolo de chocolate esconde inúmeros segredos científicos. Já te questionaste sobre estes factos?

– Porque é que o fermento o faz crescer?

– Como é que as claras em castelo não caem da tigela?

– O que acontece realmente dentro do forno?

Parece uma atividade muito simples e comum, mas há poderosos factos científicos por detrás desta receita! Vamos mostrar-te! Quem sabe se, através desta experiência, não descobres outros segredos!
A primeira coisa a ter em conta é que, para se conseguir este bolo leve e fofo, têm de estar presentes ingredientes indispensáveis.
– Farinha de trigo com fermento
– Ovos
– Água morna
Cada um destes ingredientes tem uma função específica e essencial para a concretização do delicioso objetivo final. Vamos descobrir cada um dos segredos…
Farinha
Já alguma vez leste o rótulo do pacote de farinha com fermento?! O que contém?
Nós damos te uma ajuda! A farinha com fermento contém vários nutrientes, tais como: Amido, açúcar, gorduras, sais minerais, água e proteínas.
 Água ou leite
E quando se junta a água (ou leite) à farinha estas proteínas ligam-se entre si e formam como que uma rede forte e elástica – o glúten – dando origem a uma massa densa.
 Fermento
É nesta altura que entra em ação o fermento. O fermento presente na farinha é usado para que a massa não fique demasiado densa (mais semelhante a pastilha elástica). Vai ajudar a libertar dióxido de carbono, na forma de milhões de pequenas bolhas, tornando o bolo mais leve e fofo. E os ovos também são chamados ao barulho. As proteínas presentes no ovo – clara e gema – solidificam quando são aquecidas e ajudam a segurar as bolhas dentro do bolo, fazendo com que fique mais fofo.
 Claras dos ovos
As claras batidas em castelo reforçam este objetivo – ficar fofo. Mas como? 88% da composição da clara do ovo é água e proteínas. Estas proteínas sofrem uma mudança quando as claras são batidas, deixam de estar enroladas sobre si e esticam-se. Desta forma, permitem a entrada de ar que fica aprisionado num ambiente viscoso. Vão ficar tão seguras que podes virar a tigela ao contrário sem que elas escorreguem!

Junta todos os ingredientes e leva ao forno para, através da ação do calor, solidificar a massa.

Agora que sabes para que serve cada um dos ingredientes dá início à aventura!

Boa aventura! 👨‍🍳